Início do conteúdo da página

Secretaria Municipal de Assistência Social

    UNIDADES PÚBLICAS SOCIO ASSISTÊNCIAIS Tel: (27) 3736-1076  

    Centro de Referência de Assistência Social-CRAS

    Endereço: Av. Germano Stabenow, s/nº,Niterói

    Tel: (27) 3736-1076   Horário de Funcionamento: 07:00 às 16:00 

    Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS

    Endereço: Rua Atilio Paine,s/nº, Bela Vista, Laranja da Terra/ES.

    Tel: (27) 3736-1243  Horário de Funcionamento: 07:00 às 13:00

    SERVIÇOS, BENEFÍCIOS E PROGRAMAS OFERTADOS: 

    Em consonância com as diretrizes da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução nº. 109, de 11/12/2009), a SEMAS oferece os seguintes Serviços, Benefícios e Programas:

    • No nível da Proteção Social Básica

    a) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

    O PAIF  é  ofertado no CRAS, e desenvolve o Trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover o acesso e usufruto aos direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

    b) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

    O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O Serviço realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

    c) Benefícios Eventuais

    São Provisões, de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

    d) Benefício de Prestação Continuada – BPC

    Benefício não contributivo de um (01) salário mínimo mensal às pessoas idosas com 65 anos ou mais e às pessoas com deficiência que comprovem renda per capita familiar inferior a ¼ do salário mínimo e que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.

    e) Programa Bolsa Família – PBF

    Programa de transferência condicionada de renda, que beneficia famílias pobres e extremamente pobres inscritas no CADÚNICO. Para receber o benefício a família deve cumprir as condicionalidades da frequência escolar dos filhos (crianças, adolescentes e jovens de 16 a 17 anos), do acompanhamento da saúde das crianças de até 07 anos e de mulheres de 14 a 44 anos.

    f) Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚNICO

    Cadastro que reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda – aquelas com renda mensal de até meio salário per capta, proporcionando ao governo o conhecimento das reais condições de vida da população e a seleção das famílias para a sua inserção em programas sociais. O serviço também inscreve famílias que tem renda mensal total de até três (03) salários mínimos, com o objetivo de atender a outros programas sociais, como o “Minha Casa, Minha Vida”.

    •   No Nivel da Proteção Social Especial

    A Proteção Social Especial, organizada e ofertada no CREAS, destina-se a famílias e indivíduos que vivenciam situações de violação de direitos, com vínculos familiares e comunitários extremamente fragilizados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, entre outros aspectos.

    No município são ofertados os seguintes serviços nesse nível de complexidade:

    a) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

    O PAEFI é o serviço de acompanhamento à famílias em situação de violação de direitos, e compreendem atenções e orientações direcionadas a promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais para o fortalecimento da função protetiva das famílias.

    b) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

    O Serviço tem como  finalidade  prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens encaminhados pela Vara de Infância e Juventude ou, na ausência desta, pela Vara Civil correspondente ou Juiz Singular, cabendo a equipe do CREAS  fazer o acompanhamento do adolescente, contribuindo no trabalho de responsabilização do ato infracional praticado.

    CONSELHOS VINCULADOS A SECRETARIA

    PARCERIAS SEMAS- MROSC
    LEI FEDERAL 13.019/2014


    1. Termo de Colaboração Nº 001/2017- FMAS com APAE de Afonso Claúdio
    2. Termos de Aditivos do Termo de Colaboração Nº001/2017.
    3. Termo de Colaboração- Nº 004/2022- FMAS com APAE de Afonso Claúdio