Início do conteúdo da página

Informações de Acessibilidade

    Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e Idosas

    Idosos e pessoas com deficiência vítimas de violência são atendidos em Laranja da Terra no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), responsáveis pelo recebimento de denúncias e pela busca de alternativas para conter esse tipo de violência.

    Os Creas ofertam atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência , que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas na família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, desvalorização da capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

    Com uma equipe psicossocial, os Creas realizam o acompanhamento das vítimas por meio de visitas domiciliares e encontros familiares. O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Articulados à rede de serviços socioassistenciais, também encaminham as situações de violação de direitos aos órgãos competentes, como o Ministério Público e Delegacias de Polícia.

    Denúncias

    A população pode fazer denúncias de qualquer tipo de violência (física, psicológica, negligência, financeira, sexual) contra a pessoa idosa e com deficiência por meio do telefone, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.

    As denúncias podem ser anônimas ou feitas por meio do encaminhamento do idoso ou da pessoa com deficiência a um dos Creas.

    Portal tem recursos para acessibilidade

    O projeto do Portal Institucional da Prefeitura de Laranja da Terra foi criado e implementado pela então Secretaria de Administração, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (E-Mag), do Governo Federal.

    O portal foi construído utilizando-se técnicas modernas que permitem o seu aproveitamento em mídias impressa ou portátil (celular). É possível navegar pelo conteúdo usando apenas a tecla Tab para avançar pelos elementos da tela (atalhos e campos interativos), ou Shift + Tab, para retroceder, dispensando-se, assim, o mouse e ajudando as pessoas com deficiência motora.

    Cada navegador implementa este recurso de uma forma. Segue uma lista dos navegadores mais comuns, bem como da combinação de teclas necessárias para simplificar a navegação:

    Navegador Atalho Ação
    Firefox (Windows) Shift + Alt + tecla de acesso Segue um atalho ou realça um campo.
    Firefox (MacOS X) Control + Option + tecla de acesso Segue um atalho ou realça um campo.
    Chrome/Safari (Windows) Alt + tecla de acesso Segue um atalho ou realça um campo.
    Chrome/Safari (MacOS X) Control + Option + tecla de acesso Segue um atalho ou realça um campo.
    Internet Explorer Alt + tecla de acesso Realça um atalho ou campo. Atalhos requerem Enter para seguir.

    No topo de cada página existe um menu de atalhos que fornecem acesso rápido a todos os pontos relevantes da mesma. Este menu permanece oculto a maior parte do tempo, mas sua funcionalidade sempre está disponível. Os atalhos são os mesmos das teclas de acesso, conforme a tabela anterior.

    Acessibilidade visual

    Para quem tem problemas de visão, o portal conta com um recurso de redimensionamento do texto (botões “A +” e “A -“). Essa funcionalidade, que existe nos navegadores mas é de conhecimento de poucos, foi replicada no portal e encontra-se em lugar de fácil visibilidade, no alto das páginas, à direita.

    Ainda no que se refere à acessibilidade visual, o portal não apresenta nenhum elemento visual animado que possa desencadear crises de epilepsia nos seus usuários.

    No tocante à acessibilidade cognitiva, os textos institucionais e noticiosos do portal são produzidos tendo como foco informar e orientar o cidadão a respeito dos serviços oferecidos pela prefeitura e a forma de utilizá-los. Buscou-se, em muitas áreas, implementar o tom pedagógico, descrevendo-se etapas e a documentação necessária, por exemplo, para se ter acesso a um serviço.